11/01/2014

Processo de criação de um logotipo | Logotipos

Um logotipo deve ser simples, memorável, durável, versátil e apropriado. Pode ser um símbolo, tipografia ou ambos. Um logo não tem que definir o ramo da empresa ou fazer diretamente as vendas aumentarem, um logotipo deve ser um pouco como saber o nome de determinada pessoa e de algumas características do seu aspecto físico que foi memorável para nós, mas isso por si só não define o que a pessoa faz da sua vida. Pode nos dar a mensagem de ser alguém divertido ou sério, mais forte ou mais fraco e é exatamente isso que um logotipo deve transmitir. Um pouco de "primeira boa impressão inesquecível". 




Todos os designers têm um método de trabalho próprio, com o qual conseguem trabalhar com maior eficiência. Neste caso, vou dizer o de maior parte, incluindo o meu na maioria dos casos. 

1# Brief
Antes de tudo, é importante conhecer-mos a empresa-cliente. Perceber o que faz, que características sobressaem, os seus objetivos, etc. Pode ser através de umas perguntas online, por telefone ou aprofundando melhor, conhecendo o local e falar pessoalmente com os trabalhadores, se assim o convidarem. É importante que as perguntas já estejam prontas para não esquecer de nada importante. Existem alguns templates, principalmente em inglês, que pode-se personalizar com o nosso logo e já incluem várias perguntas que basta imprimir, no entanto, é sempre bom fazer as perguntas que nós achamos pertinentes para nós. Também é importante saber a deadline ou timeline, até que ponto a empresa está dedicada ao projeto, qual os objectivos com o logotipo e porquê, qual o público-alvo e o ideal de cliente, os serviços que têm para oferecer e o que o nome da empresa quer dizer, são algumas perguntas que podem ser interessantes para o desenvolvimento do pedido.

Por norma, com as informações recolhidas, gosto de fazer esquemas ou simplesmente escrever as palavras que mais sobressaem na altura e pensar numa imagem que a descreva, associar a outras palavras, a sentimentos, a movimentos ou mesmo a figuras geométricas. Isto permite-me focar-me em alguns pontos e resumir a informação ao essencial.

2# Pesquisa
Pesquisar logotipos da mesma área facilita a não acabar-mos com um logotipo cliché, conjunto de elementos repetido ou muito semelhante que faça lembrar outra empresa e ainda ajuda na procura de inspirações, encontrar elementos que não associamos inicialmente e decidir estilos e tendências. 

3# Referências
Por esta altura, devemos já ter um conjunto de referências que nos leve a um foco na hora de desenhar. O estilo, a tipografia sem ou com caixa alta, sem ou com serifa, as cores que mais se ligam ao projecto, algum género de tendência, se o nome vai ser o logo ou vai-se acrescentar um símbolo. Se se vai acrescentar um símbolo, que imagens vamos associar ao mesmo.

4# Desenhar
Está na hora de pegar numa folha e num lápis (ou o que preferir) e deixar a criatividade trabalhar com base na pesquisa e no briefing. Experimentar diferentes combinações, posições, como encaixar de forma harmoniosa todos os elementos, acabar por simplificar até ter-mos entre uma a três propostas.

5# Passar para o computador
Passar a ideia do papel para o formato onde vai realmente estar mais presente, o digital. Trabalhe com softwares profissionais como o Illustrator ou Corel Draw. 

6# Reflexão
É bom nos afastar-mos por um pouco do projecto. Ajuda a que as ideias amadureçam, temos nova preceptiva do nosso trabalho e uma reação nova. Podemos ver novas potencialidades ou novos caminhos para tornar o logo simples, memorável, durável, versátil e apropriado, tal como ele deve ser. 

7# Revisões
Depois de refletir sobre o sucesso ou insucesso das suas ideias e esboços, melhore. Faça uma revisão a tudo o que fez desde o início para ter a certeza que não se afastou do foco principal. Nesta fase, tente também conseguir feedback. Não pergunte ao cônjuge ou pais, eles dificilmente vão criticar o trabalho.

8# Apresentação
Depois da ideia conceituada é hora de mostrar ao cliente a sua proposta. Existem profissionais que apresentam 1 proposta apenas, outros 3 ou mais. No meu ver, no máximo 3 propostas, mas concordo perfeitamente com os profissionais que mostram apenas uma. Se for outro caminho que o cliente quer seguir, basta acordar entre os dois as mudanças que vão ser feitas e refazer o mesmo. 

9# Entrega/Suporte
Depois da aprovação final do cliente, é hora da entrega. Aqui, como em todo o processo, não há regras. Uns designers entregam apenas os ficheiros finais em png, jpeg e pdf, outros entregam também os editáveis em .eps, ai., etc. Para mim, faz todo o sentido enviar os editáveis ao cliente, foi algo que ele pagou, pode fazer o que entender com os mesmos e sendo realistas, o cliente pode não ser sempre nosso, o que facilita a vida ao próximo designer, que era algo que eu gostava que me fizessem, se fosse o próximo. 

Depois, temos a questão do manual da marca. Uns incluem no preço um manual básico resumido em pdf com o mínimo e máximo do tamanho do logo, tons monocromáticos, preto e branco, cor invertida, malha, fonte utilizada, cores CMYK, RGB e Pantone existentes no logo, etc. Outros apresentam no orçamento o preço de com e sem manual. Eu, durante a universidade, fui incutida de fazer sempre manual da marca, sei o trabalhão que dá, mas acho essencial incluir no trabalho um básico e apenas com o fundamental. E nada como um pré-documento já estruturado em que apenas é necessário preencher.

Por último, podemos apresentar o logotipo em papel timbrados, papel de carta, pins e afins, mas é algo que aumenta o preço e deve ser estabelecido no inicio com o cliente se o deseja ou não.

No fim e ficando também ao critério de cada um, pode-se enviar ao cliente todos os ficheiros em zip e enviar via e-mail ou num servidor para baixar se for pesado. 

Para quem quer os tamanhos específicos mais utilizados na entrega:
"Entregar ao cliente um "spot-colour", puro CMYK, puro preto, puro branco e em RGB. Como guia, geralmente envia-se um .eps, tiff (1500*1500 com 300DPI), e um jpeg/png (800*800 com 72DPI)."


Deixo também aqui outras 5 regras que acho fundamental saber aquando a criação de um logotipo:
1. Não utilizar mais de 3 cores;
2. Deve ficar bem a preto e branco;
3. Não utilizar mais de 2 tipografias;
4. Evitar demasiados detalhes;
5. Se o nome da marca é memorável, ele deve ser o logotipo;

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